Oficinas

TRABALHANDO COM FUSAIN (CARVÃO VEGETAL) E SUAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA NA TEORIA E NA PRÁTICA
Lindembergue Santos (Graduando em História - UFRPE)


ESTA ATIVIDADE VISA LEVAR AO CAMPO UNIVERSITÁRIO DA UFRPE, A DISCUSSÃO SOBRE A ARTE DE FAZER ARTE, COMO TAMBÉM PELO PROCESSO PRÁTICO E DE MANEIRA SIMPLES A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO ARTÍSTICO. DESSA FORMA DESPERTAR A POSSIBILIDADE DESSE TRABALHO EM SALA DE AULA COM ALUNOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E ARTE DO CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO.


ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO: NOVOS OLHARES, NOVAS METODOLOGIAS.
Juliana da Costa Ramos (Graduanda em História - UFRPE)
Larissa Carla Oliveira (Graduanda em História - UFRPE)
Diego Gomes dos Santos (Graduando em História - UFRPE)

DE FORMA CONTEXTUALIZADA IREMOS DE MODO BREVE SITUAR A TEMÁTICA LEVANTANDO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PATRIMÔNIO UTILIZANDO-NOS DA ELUCIDAÇÃO HISTÓRICA E DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ANALISAR A TRAJETÓRIA DO PATRIMÔNIO ENQUANTO CONCEITO E POSTERIORMENTE ENQUANTO OBJETO DE REMINISCÊNCIA. FAZENDO USO DE OBRAS DE DIFERENTES AUTORES QUE ABORDAM TANTO QUESTÕES DE MEMÓRIA E IDENTIDADE, COMO AOS QUE REMETEM DE FORMA ESPECIFICA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL E SUA APROPRIAÇÃO DIDÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO DE HISTÓRIA. PRETENDEMOS RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA EM CONJUNTO COM OS ANSEIOS ATUAIS DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS E REFLEXÕES SOBRE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL QUE VISUALIZE O PATRIMÔNIO PARA ALÉM DA SUA CONFIGURAÇÃO MATERIAL E POSSA REMETER NÃO DE FORMA TOTAL, MAS PARCIALMENTE, A SOCIEDADE EM SEU ASPECTO MÚLTIPLO E HETEROGÊNEO.


CINE-DEBATE: ENSAIO SOBRE A BESTIALIDADE HUMANA
Wilson Freire (Candieiro Produções)

EM MEIO À PROCURA INCESSANTE QUE SE ENCONTRA HOJE O HISTORIADOR, A CERCA DA VERDADE ABSOLUTA DOS FATOS, O CURTA “BREVE ENSAIO SOBRE A BESTIALIDADE HUMANA” PROPÕE UM DEBATE SOBRE AS DIVERSAS VISÕES E INTERPRETAÇÕES DA VERDADE, TÃO PROPOSTO POR MICHEL DE CERTEAUL OU MARC BLOCH. O VÍDEO PRODUZIDO PELA CANDIERO PRODUÇÕES BASEADO NO POEMA DE MIRÓ – ACONTECEU EM FORTALEZA – COM DIREÇÃO DE WILSON FREIRE E PRODUÇÃO DE THIAGO LIRA, ESTA APTO AO DEBATE DENTRO DOS RESPECTIVOS TEMAS PROPOSTOS: LIMITE ENTRE REALIDADE E FICÇÃO (VERDADE E MENTIRA), VIOLÊNCIA URBANA, A CONSTRUÇÃO E A DESCONSTRUÇÃO DO FATO OU A VERACIDADE DO BOATO, A BESTIALIDADE HUMANA ENTRE OUTROS.